A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia elegante que produz eletricidade a partir da radiação solar sem necessidade de partes móveis. Na União Europeia, Portugal é, depois da Grécia e da Espanha, o país com maior potencial de aproveitamento de energia solar, o nosso país dispõe de uma situação privilegiada para o desenvolvimento deste tipo de energia.

Autoconsumo
Existem várias possibilidades de exploração de centrais fotovoltaicas, destacando as seguintes modalidades:
- Autoconsumo com venda de excedente: Modelo em que a energia gerada pela central, será consumida imediatamente nas instalações associadas, sendo o excedente de produção injetado na rede elétrica de distribuição.
- Autoconsumo sem injeção na rede: Modelo em que a energia gerada pela central, será consumida imediatamente nas instalações associadas sendo o excedente não passível de injetar na rede elétrica. Nestas situações instalam-se dispositivos que não permitem a injeção de energia na rede.
- Autoconsumo com armazenamento: Modelo em que a energia gerada pela central, será consumida imediatamente nas instalações associadas, sendo o excedente de produção armazenado e consumida quando necessário.

Unidades de Pequena Produção
As Unidades de Pequena Produção (UPP’s), antiga microprodução e miniprodução, apresentam-se como o novo paradigma da produção distribuída. Neste modelo de negócio toda a energia produzida é vendida à rede mediante a celebração de um contrato. As Unidades de Pequena Produção são unidades com potência de ligação igual ou inferior a 250 kW.
As UPP são sistema pensados para qualquer pessoa singular ou coletiva, bem como condomínios de edifícios organizados em propriedade horizontal.

Bombagem Solar
A ENERIBERIA projeta e instala sistemas de bombagem, submersíveis e de superfície, sempre alimentadas a partir de fontes de energia renováveis. As bombas submersíveis são ideais para a captação de água de furos, enquanto que as bombas de superfície podem ser utilizadas como bombas de circulação para piscinas ou para o aumento de pressão em aplicações domésticas.
Levamos energia elétrica onde a rede não chega com um custo mais competitivo.
