Autoconsumo

O autoconsumo é o modelo de produção descentralizada de energia com base em energias renováveis, em particular a partir do sol. As unidades de autoconsumo produzem eletricidade preferencialmente para satisfazer as necessidades de consumo. A energia produzida é consumida instantaneamente, reduzindo assim a compra de energia da rede.

Neste modelo, o retorno do investimento será tanto melhor quanto mais a curva de produção dos painéis solares se ajustar ao perfil de consumo do edifício, seja ele empresarial, comercial, de serviços ou outro.

A Eneriberia faz uma análise da curva de consumo da sua empresa e, com base na curva de produção, será determinada solução personalizada com maior rentabilidade.

De forma genérica as empresas apresentam curvas de consumo de energia no período diurno, sobretudo nos períodos tarifários de pontas e cheias, que coincide com os períodos em que a energia é mais cara. É precisamente no período diurno que os painéis solares fotovoltaicos produzem energia elétrica. A Eneriberia faz uma análise do perfil de consumo da sua empresa e, com base na curva de produção esperada, determina-se a solução personalizada com maior rentabilidade.